Escolha uma Página

Várias formas de investimento são possíveis no ramo imobiliário: você pode adquirir um imóvel para revendê-lo ou alugá-lo ou até mesmo comprá-lo na planta para negociá-lo após a valorização do bem. Além disso, existem também opções de fundos de investimento que agregam diversos modelos de negócio do setor. No entanto, antes de entrar de cabeça nesse mercado, é preciso estar atento a algumas medidas de segurança para não ter nenhuma dor de cabeça. 

Por isso, nós, da Lotisa, vamos mostrar a você algumas dicas para não correr riscos quando for investir no mercado imobiliário. Confira!


Pesquise sobre o imóvel 

Se for optar por investir em uma propriedade usada, é interessante pesquisar o preço dos imóveis da mesma região e com estruturas semelhantes. Isso porque, assim, você vai ter uma dimensão do valor do investimento e possivelmente evitará que você pague mais caro. Lembre-se que o auxílio de um profissional da área, como um corretor, pode ajudar você a não perder dinheiro.

Além disso, antes de investir, você precisa colocar na ponta do lápis todas as despesas que terá para manter o imóvel, a exemplo de tarifas como o IPTU, o condomínio, taxas de transferência e gastos com eventuais reformas. Desse modo, você garantirá uma maior rentabilidade para o investimento.


Riscos quanto à valorização 

Existem alguns fatores que valorizam um imóvel, como, por exemplo, a localização, a segurança do bairro, a estrutura e o acesso aos recursos urbanos. Dessa maneira, ficar atento a esses pontos pode garantir a qualidade do investimento. Caso contrário, você corre o risco de, ao adquirir o bem, em vez de render o valor desejado, acabar por não ter o retorno esperado.


Defina o tipo de investimento 

Ao investir, é importante você definir muito bem qual é o tipo de investimento que você quer fazer. Dentro do setor imobiliário, existem formas diferentes de lucrar: pode-se investir em aluguel ou revenda de usados, compra de imóveis na planta ou aquisição de terrenos, além de investimentos em fundos. Estabelecido o foco, você, então, planeja, pesquisa e calcula quanto pode lhe render. Assim, fica mais fácil visualizar os ganhos.

Liquidez 

Antes de investir no mercado imobiliário, é necessário compreender que o tempo de espera para encontrar um comprador ou um locatário em potencial é indeterminado. Tenha ciência de que, caso precise com urgência reaver o valor investido, você pode demorar a conseguir. Corre-se o risco de, no desespero, você vender o bem com o preço mais barato do que ele realmente vale. Por isso, é importante ter garantias financeiras para não ficar empenhado em situações inesperadas. A prudência também é essencial para ter os melhores resultados em um investimento imobiliário.

Mercado Imobiliário é fácil.

Investir no mercado imobiliário pode render a você muitos frutos, além de trazer a tão sonhada estabilidade financeira para evitar preocupações futuras. Estar atento aos pontos mencionados vai com certeza ajudar a não correr riscos. A Lotisa, por exemplo, tem empreendimentos incríveis, como as Torres da Brava e o Serenity Residence, duas ótimas opções de investimento. Gostou das nossas dicas? Nós, da Lotisa, sempre queremos ajudar você a alcançar seus objetivos! Quer saber mais? Acesse mais conteúdos como este no nosso blog.