Escolha uma Página

Estar diante do mar todos os dias, experimentar novos hábitos e ter uma rotina mais tranquila: esses são alguns dos benefícios que a vida em uma cidade litorânea pode trazer a quem decide se mudar. As praias normalmente remetem ao período das férias para a maioria das pessoas, porém, além de serem ótimos destinos no verão, apresentam bons indicadores de bem-estar para quem quer viver longe das metrópoles. 

Em cidades à beira-mar, é possível encontrar ampla infraestrutura, acesso à educação, saúde e comércio de qualidade, além de condições econômicas favoráveis. Por isso, nós, da Lotisa, reunimos neste post 5 motivos que vão te convencer de que mudar para o litoral é uma ótima ideia. 

Ter mais qualidade de vida

Cidade litorânea traz mais qualidade de vida.

Segundo um estudo realizado na Nova Zelândia pela geógrafa Amber Pearson, da Universidade Estadual de Michigan, morar perto do mar garante uma melhor qualidade de vida. A pesquisa mostrou que o hábito de observar o azul do oceano regularmente está relacionado à redução do estresse psicológico. Uma das hipóteses é que o ar marítimo contém íons de hidrogênio que auxiliam no equilíbrio dos níveis de serotonina, o que proporciona mais energia, redução dos sintomas de depressão e melhora na qualidade do sono. 


Conquistar mais saúde 

Diversas características das cidades litorâneas oferecem benefícios para a saúde de seus habitantes. Além da proximidade com o oceano comprovadamente proporcionar bem-estar, o ambiente e a infraestrutura das cidades à beira-mar incentiva à prática regular de atividades físicas. Ainda, o ar salgado que é levado pelas ondas do mar também faz com que a umidade e a qualidade do ar sejam melhores nessas regiões, trazendo melhorias ao sistema respiratório. Viver perto da praia também aumenta as chances de exposição solar e, consequentemente, de absorção de vitamina D, importante para o sistema imunológico.

Morar em destino turístico

Cidade litorânea traz mais qualidade de vida.

Praias surpreendentes, morros cobertos de vegetação emoldurando a paisagem da cidade e um cenário urbano também encantador. Em uma cidade litorânea, todo dia é dia de ver belezas naturais e pontos turísticos. São esses mesmos atrativos, amplamente conhecidos pelos moradores, que atraem inúmeros visitantes todos os anos. Em Itajaí, por exemplo, existem praias badaladas, como a Brava e a Praia de Cabeçudas, ou também outras mais escondidas, a exemplo da Praia do Morcego ou da Praia de Atalaia. Além do litoral, existem trilhas em meio à natureza nos diversos morros que cercam a cidade. 


Aproveitar as diversas opções de lazer

O litoral oferece oportunidades diferenciadas de lazer e, geralmente, mais opções do que as cidades. Enquanto a maioria das pessoas precisa de folgas ou até mesmo de férias para ir à praia, quem mora em uma cidade litorânea pode aproveitá-la todos os dias. É comum também que essas regiões possuam áreas de preservação ambiental e tenham sua fauna e flora mais preservadas. Por isso, é possível acampar e fazer trekking nas proximidades, além de poder praticar esportes aquáticos nas praias, como surfe, stand up paddle, remo e mergulho


Usufruir de boas condições econômicas

Cidade litorânea traz mais qualidade de vida.

Nos últimos anos, o turismo das cidades litorâneas do Brasil provocou um forte impacto na economia. Segundo um levantamento do Sebrae, a abertura de pequenos negócios nos principais municípios à beira-mar cresceu 175%. Além do comércio, o aquecimento econômico influencia também o mercado imobiliário, que vem crescendo em todo o território nacional. De acordo com dados da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), nos primeiros cinco meses de 2019, as incorporadoras disponibilizaram ao mercado um número 5% maior em relação ao ano passado.

Por conta desses fatores, as cidades litorâneas possuem condições econômicas favoráveis para quem quer investir ou morar bem. Além disso, são ótimas opções para quem busca um vida mais saudável e tranquila. Santa Catarina, por exemplo, é um dos estados com maior extensão de território litorâneo e tem o sexto maior PIB (Produto Interno Bruto) do país. Itajaí é uma das principais cidades da região e possui excelentes oportunidades imobiliárias para quem deseja se mudar para perto da praia.

A Lotisa, construtora da cidade, reúne em sua cartela alguns dos empreendimentos com o melhor padrão construtivo do município. Que tal conhecê-los?