Escolha uma Página

Comprar um imóvel é a realização de um sonho, não é mesmo? No entanto, tanto para viver quanto para investir é preciso ter muito cuidado para fazer a melhor aquisição possível. Observar a localização, analisar a infraestrutura, verificar toda a documentação exigida, além de ter um planejamento saudável para a sua vida financeira, são fatores fundamentais para evitar qualquer tipo de dor de cabeça. 

Por isso, nós, da Lotisa, vamos listar alguns dos principais cuidados que você precisa ter ao comprar um imóvel. Confira! 

A Localização é boa?

Analisar a localização é muito importante, claro, quando você vai adquirir um imóvel novo para morar. É fundamental estar próximo de uma grande variedade de lugares, como, por exemplo, hospitais, escolas, universidades e postos policiais, a fim de facilitar a sua rotina. Além disso disso, o bairro no qual está o empreendimento desejado precisa ser tranquilo e seguro para a proteção adequada para você e sua família. 

Outro ponto importante em relação à localização é o fato de estar em local que valorize o seu imóvel. Assim, se quiser investir ou precisar vendê-lo no futuro, você garantirá uma boa rentabilidade com a venda. Caso você compre um imóvel para alugá-lo, estar em áreas nobres, com certeza, vai garantir um valor maior a cada mês.

Analise a Estrutura

Um dos fatores essenciais para análise antes de comprar um imóvel está na averiguação quanto à estrutura do empreendimento. Em imóveis novos, é interessante estar atento aos materiais utilizados, às instalações elétricas e hidráulicas. Pesquisar e conhecer a construtora também é muito importante. Em imóveis usados, além de vistoriar os mesmos requisitos dos empreendimentos novos, você também precisa estar de olho se o imóvel necessitará de reparos tanto em nível estrutural quanto em acabamentos e pinturas.

Para realizar uma excelente aquisição, ter em vista a infraestrutura condominial é muito importante. Em empreendimentos da Lotisa, como as Torres da Barra e o Serenity Residence, por exemplo, a infraestrutura é de alto padrão. Piscina, salões de festa, espaços gourmet e bicicletário são itens que agregam conforto e valor ao empreendimento e, assim, garantem uma boa compra.

Cuide da Documentação

A documentação para aquisição de um imóvel é extensa e talvez seja a parte que mais exija atenção por parte do comprador. Para que tudo ocorra da forma mais correta possível, você precisa estar atento à documentação exigida para a compra e também à verificação da situação do imóvel.

Para empreendimentos novos, por exemplo, normalmente você vai precisar da Certidão da construção junto ao Registro de Imóveis; da Carta de Habite-se; do Título de Propriedade com Registro; e da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) do engenheiro responsável pela obra.

Enquanto que para os imóveis usados, em geral, os documentos que você vai necessitar são a Matrícula atualizada do imóvel; a Certidão negativa de tributos imobiliários; a Declaração de quitação de débitos condominiais; o IPTU pago até a data da entrega do bem; as Certidões cíveis, da Justiça Federal, do cartório de protesto e de ações trabalhistas em tramitação; e as Certidões negativas de débitos trabalhistas e da Receita Federal.

Faça um Bom Planejamento

Para qualquer passo que se dá é necessário um breve planejamento. Quando o assunto é comprar um imóvel, então, organizar todo o processo e analisar os riscos são condições imprescindíveis. Você deve verificar à exaustão as melhores ofertas e as condições de pagamento que mais favoreçam a sua renda. Fazer um planejamento de suas finanças em longo prazo também contribui para evitar dores de cabeça durante o processo. O cuidado que você terá agora é a garantia de uma compra de sucesso

Ter cautela nunca é demais na hora de fazer uma compra, ainda mais quando se trata de uma aquisição de alto valor, como a de um imóvel. Por isso, atenção a todos os detalhes! Gostou das nossas dicas? Nós, da Lotisa, estamos sempre dispostos a trazer as melhores sugestões para você! Quer saber mais? Acesse o nosso blog!

Leia mais: 4 dicas para investir no mercado imobiliário com segurança


2020: descubra quais são as tendências de investimento