Escolha uma Página

O litoral de Santa Catarina é conhecido no Brasil todo por suas belezas naturais, águas cristalinas, trilhas encantadoras e praias bem organizadas. Cada faixa de areia é um cartão-postal. Como se não bastasse tamanha exuberância, as cidades litorâneas também oferecem boas atrações além das praias. Cidades lindas, bem estruturadas e com várias opções de lazer — ou seja, tudo que os moradores locais e os turistas adoram.

Itajaí, localizada na parte norte do litoral, proporciona tudo isso e mais um pouco. Por isso, hoje, nós, da Lotisa, elaboramos um roteiro para você aproveitar as principais atrações da cidade sem perder o que ela oferece. Venha conferir! 

Praias

Principais atrações de Itajaí, as belas praias de águas claras e areia fofinha têm características diferentes e agradam a todos os banhistas. A Praia do Atalaia, por exemplo, é mais próxima do centro da cidade e tem ondas constantes. Por conta disso, costuma reunir surfistas de todos os cantos. Mais ao sul, a Praia de Geremias tem um charme especial: pequena em extensão, tem águas mansas e cristalinas. Sossegada e calma, essa praia é ideal para crianças e para veranistas que buscam tranquilidade. A Praia de Geremias abriga o Bico do Papagaio, mirante e cartão-postal de Itajaí.

Agora, se você prefere praias mais urbanizadas, a Praia das Cabeçudas  pode ser a sua onda. Ela é rodeada de belas casas e prédios encantadores e é banhada por águas tranquilas. A Praia das Cabeçudas é ideal para uma caminhada em seu famoso calçadão e na estrutura construída nas pedras naturais que ficam à beira da praia. 

Se o assunto é surfe, a Praia Brava é o local! Ondas grandes e constantes atraem surfistas nacionais e internacionais por conta das competições do esporte. Próxima à divisa com Balneário Camboriú, ela é um refúgio dentro da cidade e tem uma grande extensão (cerca de 3km).

Cultura

Nem só de belas praias Itajaí está cercada. A vida cultural na cidade também é um grande atrativo. A Casa da Cultura Dide Brandão, por exemplo, é um centro de atividades artísticas que reúne cursos, oficinas e espetáculos. A Casa possui biblioteca, auditório, galerias e, em sua estrutura, oferece cursos de dança, de música e de artes cênicas e plásticas. 

Inaugurado em 2004, o Teatro Municipal de Itajaí tem capacidade para mais de 500 pessoas e tem uma estrutura moderna com um ótimo sistema de luzes e de som. O Teatro Municipal de Itajaí possui agenda constante de espetáculos do Brasil e do exterior.

Reunir comida boa e música de qualidade em um espaço charmoso é possível no Mercado Público de Itajaí. Lá, você pode curtir uma tarde agradável com os amigos, beliscando ótimos petiscos e escutando músicas de artistas locais. 

Centro Histórico

O Centro Histórico de Itajaí é roteiro para um dia inteiro por conta de sua variedade de opções de passeios. No Píer Turístico de Itajaí e no Terminal de Cruzeiros, por exemplo, você tem uma vista incrível do rio Itajaí-Açú, com seu fluxo de navios e transatlânticos — trata-se do único afluente no qual esse tipo de embarcação atraca no Sul do país. 

Na região central, há também belos casarões centenários de arquitetura clássica, a exemplo da Casa Burghardt, da Casa Konder e do Hotel Rota do Mar. 

Por falar em arquitetura clássica, considerada a construção mais antiga de Itajaí, a Igreja da Imaculada Conceição dá um charme ao centro, assim como a Igreja da Matriz, cujo teto estampa belíssimas pinturas dos artistas italianos Emílio Sessa e Aldo Locatelli.  


Gostou das nossas dicas? Confira o nosso blog! A Lotisa tem o prazer de apresentar a você as melhores atrações de Itajaí/SC!