Escolha uma Página

A Festa Junina tem tudo a ver com a grande mistura de povos e de culturas que é o Brasil, não mesmo!? Originalmente, os festejos eram ligados apenas à religião católica e às tradições indígenas; a partir do século XX, no entanto, passaram a fazer parte das comemorações as homenagens aos caipiras e à vida no campo. A data oficial é 24 de junho, dia de São João Batista, em que é montada a decoração e a fogueira, além da preparação das comidas típicas.

Neste ano, porém, devido ao isolamento social provocado pelo novo coronavírus, as Festas Juninas precisam se adaptar às condições atuais, com um número restrito de pessoas. Contudo, sem dúvida, nada impede você de comemorar a data ao lado da sua família e garantir a diversão de todos. 

Por isso, neste post, nós, da Lotisa, vamos trazer a você algumas dicas para fazer uma Festa Junina em casa. Prepare os itens de decoração, encontre as roupas típicas no armário e, claro, faça as receitas das comidinhas tradicionais da festa. Vamos conferir!?

Decore sua casa

Uma bela Festa de São João precisa de uma decoração com tudo o que se tem direito. Bandeirinhas, toalhas xadrez, balões, entre outros, são itens indispensáveis para uma Festa Junina característica. As bandeirinhas você pode fazer de papel colorido de qualquer tipo — vale papel de seda, cartolina, EVA e até mesmo papel de jornais e de revistas antigas. Cole-as enfileiradas em um barbante e as estenda em vários pontos do local da festa.

Como nem todas as casas possuem áreas externas para se fazer uma fogueira — nem é recomendado, por questões de segurança —, é possível manter a magia da Festa de São João com uma fogueira artificial. A ideia é muito simples: reúna algumas toras de lenha e, utilizando barbantes ou arames, faça uma estrutura de papel celofane vermelho e laranja com um formato que remeta a uma fogueira. Assim, você garante um dos símbolos da Festa Junina, mas mantém a segurança de todos em sua casa.

Roupas típicas

Mas não é só a decoração que exige itens característicos da Festa de São João, os trajes típicos também são muito importantes para a temática. Por isso, as camisas de flanela, os macacões, as botas, os vestidos coloridos e, lógico, os chapéus de palha não podem faltar. Além disso, para completar o visual caipira, é indispensável o bigode de mentira, as pintinhas nas bochechas, a junção das sobrancelhas e os dentes pintados de preto.

Comidinhas

Deixamos para o final o que é mais importante nas Festas Juninas: a comida típica! Os quitutes de São João podem tanto ser feitos em casa quanto comprados no mercado, e a lista é bem extensa, afinal, para alegrar todos os gostos é preciso muita variedade. É essencial, portanto,  pipoca,  pinhão,  pamonha,  rapadura, pé de moleque, bolo de fubá, entre outras iguarias sensacionais.

Para beber, a bebida clássica é o quentão, porém, não pode ser consumida por menores de idade, pois a receita original é alcoólica. Para as crianças, chocolate quente é sempre uma boa pedida, porque, além de ser uma bebida saborosa, ajuda a espantar o frio.

Uma das festas mais importantes do ano não precisa ser cancelada por conta da atual conjuntura. A Festa de São João pode ser realizada dentro de casa para você e sua família — assim, você garante a diversão de todo mundo, sem aglomeração de pessoas. Gostou das nossas dicas? Nós, da Lotisa, queremos sempre trazer as melhores sugestões para você! Quer saber mais? Acompanhe o nosso blog!